(32) 8411-1659

O Caminho do Lixo...


































Quando se joga alguma coisa fora, o caminho do lixo está apenas começando!

Chicletes, embalagens, restos de alimentos, papéis amassados, garrafas plásticas, latas... Diante de tanta coisa que se joga no lixo, e que vem de tantos lugares (residências, indústrias, comércios, hospitais,etc) é de se pensar o que é feito com tanto lixo.
A coleta do lixo é em geral realizada pela administração municipal, que além da remoção do lixo domiciliar, retira - com coletas especiais - por exemplo, os resíduos gerados pela indústria e comércio, os resíduos de hospitais e clínicas médicas, além daquele resultante da limpeza de ruas, praças, podas de árvores e entulhos das construções.

Lixões a Céu Aberto - Infelizmente, quase todo lixo coletado no Brasil é simplesmente jogado a céu aberto, em locais conhecidos como Lixões, ou seja grandes, imensos depósitos sem qualquer tipo de tratamento ou controle, formando inúmeros focos de poluição.

Aterros Sanitários - São obras de engenharia projetadas para receber o lixo domiciliar. Quando o caminhão descarrega o lixo, um trator de esteiras espalha e amassa os resíduos formando uma camada que ao final do dia é coberta com terra. Esse método se bem controlado, não agride o meio ambiente, impede a proliferação de insetos, evita mau cheiro, além de proteger poços e rios.

Centrais de Triagem e Compostagem - Para um melhor aproveitamento de todo o material, o ideal é a existência do sistema de coleta seletiva, pois os caminhões descarregam o lixo nestas centrais, como plásticos, vidros, latas, e também papéis e papelões, estes que são separados por funcionários, podendo ser encaminhados para as indústrias de reciclagem. Os resíduos que sobram - os orgânicos - após a retirada dos rejeitos, por sua fácil degradação, são moídos e passam por um processo de fermentação, que pode durar até 90 dias. Após esse período, o chamado composto orgânico ou adubo está pronto para ser aplicado na lavoura, hortas e jardins.



É uma das formas mais eficientes de resolver o problema do lixo nas cidades, possibilitando a criação de novos empregos e renda, além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários e prevenir de doenças como a dengue, febre amarela, hepatite e muitas outras.

Pensando nisso e visando uma melhor qualidade de vida para toda a população, a União Recicláveis Rio Novo construiu  a usina de triagem e compostagem e aterro do lixo. Mas para nossos objetivos se concretizarem a participação de todos é fundamental.


Não misturando o lixo seco dom o lixo úmido (orgânico).

Lixo seco:
Papel: Revista, caderno, papelão, caixinhas de leite.
Vidro: Garrafa, potes, frascos de alimento.
Plástico: Garrafa de água e refrigerante (Pet), sacolas plásticas, brinquedos.
Metal: Latas de bebidas, de alimento, panela, talheres bacias.

Lixo úmido (Orgânico):
Casca de batata,legumes, hortaliças, resto e casca de frutas, resto de pão,arroz,casca de ovo,folha seca,cereais.

Rejeito:
Lixo de banheiro,lenço de papel,resto de curativos,fraldas descartáveis ,absorventes,trapos e roupas sujas, sapatos, isopor, papel carbono, fotografia, prestobarba.
Algumas dicas para cuidar da saúde do planeta:

Não despeje lixo em terrenos baldios, rios e córregos. Isso pode causar enchentes, além do perigo de contaminação por ratos e insetos.
Não jogue óleo de cozinha na pia nem na água,armazene e coloque junto ao lixo orgânico
Não jogue lixo na rua ou pela janela do carro,eles entopem os bueiros e nas épocas de chuva, acabam provocando enchentes.
Participe da coleta seletiva. Separe vidros, papéis, plásticos e metais do lixo orgânico.
E por fim, ajude a conscientiza as pessoas , como sua família, asmigos e vizinhos em prol de um futuro sustentável. Cuide do meio ambiente.

Não é nada complicado, basta fazer sua parte!
A natureza agradece!



UNIÃO RECICLÁVEIS RIO NOVO LTDA. ®
Todos os Direitos do Site Reservados
By AG Virtual (Criação de Sites)